A CULTURA NO CENTRO

DAS RELAÇÕES

A Exposição de Fotografias do Centro de Portugal será realizada no âmbito do Festival Mês da Fotografia, a partir do protocolo Conexão Centro-Centro (Brasil – Portugal), que cerne no intercâmbio cultural entre as regiões centro-oeste do Brasil, a partir do Estado do Distrito Federal, e a região centro-oeste de Portugal, a partir do Concelho de Caldas da Rainha, numa parceria entre as associações Lente Cultural Coletivo Fotográfico e Destino Caldas / SILOS Contentor Criativo.

O Festival Mês da Fotografia é um evento cultural comprometido com a difusão e a valorização das artes visuais e da fotografia, com a proposta de promover a inclusão sociocultural da juventude, o acesso cidadão à cultura, a circulação de bens culturais e a sensibilização e formação de novos públicos para as artes, por meio de exposições fotográficas, diálogos e publicações.

Em 2020, o Festival comemora 10 anos de existência e à luz de sua maturidade, busca novas conexões que transcendem os territórios geográficos e encontra pontes em comunidades com quem compartilha, não só a língua portuguesa, mas também manifestações culturais, pessoas e potenciais artísticos.

 

OPEN CALL

TEMA 2020

Os pensadores desses tempos atuais de isolamento social e pandemia se mostram preocupados com o que virá após esses difíceis períodos. Como nos lembra o escritor brasileiro Ailton Krenak, é comum a essas reflexões entender que tínhamos a ideia de que o mundo não poderia parar, mas, de fato, o mundo parou. Vivemos momentos de isolamento e distanciamento social, momentos em casa, com a família. Momentos de pensamentos e reflexão, momentos de revisão e também de criação.

 

Estamos todos diante da possibilidade de o planeta não mais atender à nossa própria existência. São mortes em escalas global, como se o planeta estivesse pedindo tempo para se refazer e nos oferecer um tempo para nos recriarmos e podermos (re) inventar um novo tempo, uma nova forma de vida, de relacionamento e de existência.

 

As artes de forma geral e a fotografia em particular, são desafiadas a responder como isso pode acontecer. Como nossas imagens, de hoje e de ontem, podem expressar e revelar esses tempos futuros, essas novas relações, essas novas vidas, esses novos tempos. Como a imagem pode oferecer pistas e indicar esse novo amanhã, esse novo mundo possível.

 

Como artistas somos desafiados a pensar se realmente constituímos uma humanidade, ou se continuaremos construindo a desigualdade social, devastando o planeta e perpetuando nossas estruturas para que uma parte da população continue vivendo numa grande miséria e sem chances de sair dela.

 

Se queremos um novo tempo, somos convidados a ousar e construir esse novo a partir da nossa fotografia, inspirando as pessoas a refletir e a se mobilizar para a construção de novo possível.

 

 
 

CANDIDATURAS

até 15 de Outubro
Categoria Individual
  • A Categoria Fotografia individual subdivide-se em:

- Autoral

- Paisagens

- Street art

 

  • Cada artista poderá enviar até o máximo de 3 (três) fotografias para a seleção.

  • As fotografias deverão ser enviadas em arquivos digitais, no tamanho 3000px (lado maior), formato jpg 8 bits e qualidade 80% ou qualidade 10 no photoshop, por meio de campo específico na Ficha de Inscrição.

  • O nome do arquivo deve conter ‘nome da artista’ e ‘título da foto’. (Ex: AnaSilva-Chuva.jpg).

Categoria Ensaio
  • Cada artista poderá enviar 01 (um) ensaio, com no mínimo 5 (cinco) e no máximo 10 (dez) fotografias para a seleção.

  • As fotografias deverão ser enviadas em arquivos digitais, no tamanho 3000px (lado maior), formato jpg 8 bits e qualidade 80% ou qualidade 10 no photoshop, por meio de campo específico na Ficha de Inscrição.

  • O nome do arquivo deve conter ‘nome da artista’ e ‘sequência da foto’. (Ex: AnaSilva01.jpg).

 

RECEBA A PROGRAMAÇÃO

DO MÊS DA FOTOGRAFIA

Realização Centro-Centro

Apoio

© 2020  Todos os Direitos Reservados a Lente Cultural Coletivo Fotográfico e aos Autores participantes.