...
 

Conheça a Comissão de Seleção da Expo Coletiva 2021 do Festival Mês da Fotografia

A Exposição Coletiva de Fotografias do Centro-Oeste, é uma das principais atividades do Festival Mês da Fotografia. Em sua sétima edição, a exposição tem caráter inclusivo e é voltada para a difusão de trabalhos fotográficos produzidos por fotógrafas e fotógrafos da região centro-oeste do país (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).


Em 2021, a Comissão de Seleção é composta pelas fotógrafas Susana Dobal e Denise Camargo, e pelo artista plástico Newton Scheufler. A seguir, uma breve biografia para você conhecer cada um dos integrantes desta comissão, que no último mês esteve reunida para selecionar os 90 autores que participarão da exposição.



Susana Dobal é fotógrafa e professora na Universidade de Brasília (UnB). Fez mestrado em fotografia (ICP/NYU), doutorado em Hist. da Arte (CUNY/GC), pós-doc na Université Paris 8 e na Aix-Marseille Université. Participou de mais de trinta exposições no Brasil, França, Argentina e Estados Unidos. Publicou artigos sobre fotografia, cinema, arte e o livro Peter Greenaway and the Baroque: writing puzzles with images (Berlin, LAP, 2010). Co-editou com Osmar Gonçalves o livro Fotografia Contemporânea: fronteiras e transgressões (Brasília, Casa das Musas, 2013). Em 2019, foi uma das finalistas premiadas (menção honrosa) do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger na categoria Trabalhos de Inovação e Experimentação.



Denise Camargo é artista visual e pesquisa a fotografia contemporânea em interface com a cultura brasileira. É doutora em Artes (IA/Unicamp) e mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). É docente no Departamento de Artes Visuais e da linha de pesquisa Poéticas Transversais, no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, da Universidade de Brasília. Realiza estudos, pesquisas artísticas e acadêmicas que envolvem o dispositivo fotográfico, as poéticas e os processos de criação, a fotografia performativa, a imagem e os saberes nas matrizes culturais afro-brasileiras. É gestora de projetos, pelo Ateliê Oju Cultural, onde gesta seu trabalho fotográfico, exposições e curadorias.



NEWTON SCHEUFLER é Artista visual com uma extensa obra gráfica e plástica. Realizou 16 mostras individuais e 22 mostras coletivas, expondo, além do Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. Possui obras em coleções particulares de vários países do mundo. Além de uma carreira de mais de 30 anos como artista profissional, é também professor de Teorias da Arte, de História da Arte e de Design Gráfico. Além disso ministra oficinas e workshops sobre desenho, pintura e processo criativo. Apresenta uma formação polímata em Biologia, Antropologia Social e Artes, tendo estudado na Universidade de Brasília (UnB) e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente além da carreira artística, dedica-se a projetos de curadoria e administra a Casa da Mão (http://casadamao.com).

76 visualizações0 comentário