• Mês da Fotografia

É hoje o Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto.

Por Saulo Cruz/FOTOTIRAS

fotógrafo e cartunista



É hoje o Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto.

Por que? Por conta da invenção da primeira câmera capaz de captar e armazenar uma imagem: o daguerreótipo. Foi patenteada & apresentada por seu inventor, o francês Louis Jacques Mandé Daguerre, em 1839.


Beleza.

Mas qual o impacto significativo dessa invenção, para além das selfies nossas de cada dia?

A invenção da fotografia é a consequência direta da revolução industrial. Se não fosse na França ela seria parida na Inglaterra ou qualquer outro lugar em ritmo Moderno. As sociedades ocidentais deixavam pra trás o místico para embarcar no cientificismo. O artesanal foi destruído pela produção em massa de coisas. Claro que, nesse andamento, estava por vir um objeto de reprodutibilidade por fim, signo de seu tempo. Capaz de expor a realidade retirada diretamente dela mesma, ou seja, sem passar pelo filtro interpretativo estético dos pintores - posteriormente os fotógrafos roubam o lugar desses artistas da representação.


Foi a disrupção tecnológica da época. Uma explosão sociológica. O poeta Charles Baudelaire foi contra, a princípio: “Onde não se devia ver nada além de Beleza (no sentido de uma bela pintura), o público procura apenas a Verdade” .

Como a fotografia é capaz de reproduzir a realidade com mais precisão do que nunca, esse novo meio é tomado como “o inimigo mortal da arte”, e, na medida em que o desenvolvimento da fotografia é produto do progresso tecnológico, é como se a civilização estivesse entrando em uma fase anti-criativa, de pensamento estéril, pois a fria química & matemática abiscoitaram o lugar do alma e do subjetivo.


“Poesia e progresso são como dois homens ambiciosos que se odeiam. Quando seus caminhos se cruzam, um deles deve dar passagem ao outro” - ele de novo: Charles Baudelaire.


Essa idéia do aparato frio e mecânico, que supostamente está longe da mentira, vai impedir sua concepção enquanto Arte. Coisa que só seria desmistificada pelo Robert Frank ( um maluco que deu um rolê pelos Estados Unidos dos de 1950 e mostrou um lado B sinistro do Estado de Bem Estar Social ).


Beleza II

Mas e se a Fotografia viesse em outro tempo? Uma imagem que fosse a janela pra outro tempo e espaço. Se a fotografia existisse em 1500 o genocídio de milhões de pessoas passaria despercebido?


Em 1430 foi inventada a prensa de Gutemberg, facilitando o acesso aos livros - cujas idéias eram controladas com mão de ferro pelo poder político supremo da época, a Igreja. A imprensa está, sem qualquer coincidência, iniciada no fim da idade média, tamanho foi a luz que jogou nas cabeças das pessoas.


Quando Daguerre exibiu sua câmera ainda levariam 49 anos pra acabar a escravidão no Brasil. Marc Ferrez, que possui um acervo dentro do IMS, deteve esse mundo horroroso, vergonha do país no mundo, com seus retratos de pessoas escravizadas. O quanto essas imagens ajudaram a desnaturalizar uma condição humana abjeta?

Há quem afirme que a fotografia foi decisiva para por fim ao conflito do Vietnã. É só juntar os pontos.


Fotografia é uma força poderosa, modifica corações, mentes e nações. É uma idéia que mudou e continua a transformar o mundo.


Feliz dia da Fotografia!

68 visualizações

© 2020  Todos os Direitos Reservados a Lente Cultural Coletivo Fotográfico.

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube