



EDIÇÃO COMEMORATIVA
EXPOSIÇÃO COLETIVA 2020 | 6ª EDIÇÃO
TEMA
A FOTOGRAFIA é um contributo em tempos de pandemia e isolamento social para que possamos REFLETIR SOBRE AS FORMAS DE SER E ESTAR NO MUNDO. A (re) invenção de uma nova forma de ver a vida, de relacionamento e existência com a sociedade, a natureza e o planeta. (RE) INVENTAR UM NOVO AMANHÃ, UM NOVO MUNDO POSSÍVEL!
REGULAMENTO
A EDIÇÃO 2020 da exposição coletiva será VIRTUAL E ON-LINE. Podem participar FOTÓGRAF@S E ARTISTAS VISUAIS RESIDENTES NA REGIÃO CENTRO-OESTE do Brasil - Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. ACESSE AQUI O REGULAMENTO COMPLETO.
INSCRIÇÃO
Os interessados podem se inscrever nas CATEGORIAS INDIVIDUAL E ENSAIO, no período de 24 DE JUNHO A 23 DE JULHO DE 2020, de forma gratuita. Antes de concluir a sua inscrição, LEIA AS ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DE IMAGENS constantes no regulamento.
UM NOVO POSSÍVEL

TEMA 2020
Os pensadores desses tempos atuais de isolamento social e pandemia se mostram preocupados com o que virá após esses difíceis períodos. Como nos lembra o escritor brasileiro Ailton Krenak, é comum a essas reflexões entender que tínhamos a ideia de que o mundo não poderia parar, mas, de fato, o mundo parou. Vivemos momentos de isolamento e distanciamento social, momentos em casa, com a família. Momentos de pensamentos e reflexão, momentos de revisão e também de criação.
Estamos todos diante da possibilidade de o planeta não mais atender à nossa própria existência. São mortes em escalas global, como se o planeta estivesse pedindo tempo para se refazer e nos oferecer um tempo para nos recriarmos e podermos (re) inventar um novo tempo, uma nova forma de vida, de relacionamento e de existência.
As artes de forma geral e a fotografia em particular, são desafiadas a responder como isso pode acontecer. Como nossas imagens, de hoje e de ontem, podem expressar e revelar esses tempos futuros, essas novas relações, essas novas vidas, esses novos tempos. Como a imagem pode oferecer pistas e indicar esse novo amanhã, esse novo mundo possível.
Como artistas somos desafiados a pensar se realmente constituímos uma humanidade, ou se continuaremos construindo a desigualdade social, devastando o planeta e perpetuando nossas estruturas para que uma parte da população continue vivendo numa grande miséria e sem chances de sair dela.
Se queremos um novo tempo, somos convidados a ousar e construir esse novo a partir da nossa fotografia, inspirando as pessoas a refletir e a se mobilizar para a construção de novo possível.
Convocamos todas as fotógrafas e fotógrafos do Centro-Oeste para que possamos juntos, fazer da 6ª Exposição Coletiva um manifesto fotográfico para a construção de um novo tempo, de solidariedade, equilíbrio e harmonia. Um manifesto de humanidade, de respeito ao ser humano, a natureza e o planeta.
CONVOCATÓRIA

A Exposição Coletiva de Fotografias do Centro-Oeste será realizada em plataforma on-line, em formato virtual, disponível no portal do Mês da Fotografia, compondo a programação oficial do Festival. Junto a exposição será lançado um catálogo on-line, no formato pdf, disponível para consultas e compartilhamentos, diretamente do portal do Festival.
Convocamos todas as fotógrafas e fotógrafos do Centro-Oeste para que possamos junt@s, fazer da 6ª Exposição Coletiva um manifesto fotográfico para a construção de um novo tempo, de solidariedade, equilíbrio e harmonia. Um manifesto de humanidade, de respeito ao ser humano, a natureza e o planeta.
A Exposição propõe quatro linhas de reflexão e produção a cerca da fotografia:
-
I) como ferramenta de documentação, entendimento e compreensão dos diversos espaços e realidades;
-
II) como dispositivo afetivo, o qual nos remete à memória e sentimentos;
-
III) como formador de identidade e (re) invenção da individualidade, da descoberta e afirmação de si; e
-
IV) como estratégia de manifesto de humanidade, de respeito ao ser humano, a natureza e o planeta.
INSCREVA-SE!
Categoria Individual
-
Cada artista poderá enviar até o máximo de 3 (três) fotografias para a seleção.
-
As fotografias deverão ser enviadas em arquivos digitais, no tamanho 3000px (lado maior), formato jpg 8 bits e qualidade 80% ou qualidade 10 no photoshop, por meio de campo específico na Ficha de Inscrição.
-
O nome do arquivo deve conter ‘nome da artista’ e ‘título da foto’. (Ex: AnaSilva-Chuva.jpg).
Categoria Ensaio
-
Cada artista poderá enviar 01 (um) ensaio, com no mínimo 5 (cinco) e no máximo 10 (dez) fotografias para a seleção.
-
As fotografias deverão ser enviadas em arquivos digitais, no tamanho 3000px (lado maior), formato jpg 8 bits e qualidade 80% ou qualidade 10 no photoshop, por meio de campo específico na Ficha de Inscrição.
-
O nome do arquivo deve conter ‘nome da artista’ e ‘sequência da foto’. (Ex: AnaSilva01.jpg).
ESPAÇO ABERTO
Na visão de “UM NOVO POSSÍVEL” para os Festivais de fotografia e de artes visuais, e também na resistência do tempo presente, o Festival Mês da Fotografia em conjunto com a Regional Centro-Oeste da RPCFB - REDE (Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil), CONVIDA fotógraf@s, artistas visuais, galerias e coletivos, que tenham propostas de ações on-line e queiram se conectar conosco, para juntos realizarmos uma programação coletiva e fortalecermos a arte fotográfica.
A programação está prevista para acontecer a partir de agosto/2020 e as propostas devem ser encaminhadas até o dia 25 de julho de 2020. Acesse o regulamento e saiba como participar.
RECEBA A PROGRAMAÇÃO
DO MÊS DA FOTOGRAFIA

Realização

Apoio




© 2020 Todos os Direitos Reservados a Lente Cultural Coletivo Fotográfico e aos Autores participantes.